5 coisas que a Blogosfera me proporcionou

7.8.20

Imagem por Ann Marie Photography, sob licença Creative Commons

É tão incrível poder imaginar que existe todo um outro mundo dentro de uma simples tela de computador, um mundo com pessoas que gostam das mesmas coisas que a gente, que ensinam algo novo todos os dias e que moram longe! A blogosfera permitiu que a gente pudesse compartilhar um pouco da gente para o mundo e, apesar de que muita gente diga que os blogueiros já não existem, alguns de nós seguimos firmes e fortes, mesmo não postando com a mesma frequência.

Ser blogueiro exige todo um trabalho de escrever um post, tirar foto, pensar em temas legais, responder comentários, interagir com outras pessoas e personalizar o nosso cantinho. Não é tão fácil como parece, amores. Mas não é só isso, a gente cresce, aprende e amadurece com o passar do tempo aqui, então vem comigo para 5 coisas que a blogosfera me proporcionou.


1. Amizades.

Ainda em uma época em que fazer amizade por internet era estranho, suspeito e cheio de catfish, conheci pessoas maravilhosas através do blog. Amizades que continuam até hoje de gente como a gente que dá até um quentinho no coração! Nunca vou esquecer das amizades que fiz por aqui e nos outros blogs que tive.


E como me esquecer de quando conheci o Sérgio Boaventura que chegou um dia para mim oferecendo fazer todo o design do Pandinando quando eu ainda usava o wix? Juro que pensei “tem caroço nesse angu” e “quanto ele vai me cobrar?”, mas não! Ele fez um trabalho maravilhoso e até hoje uso o material que ele fez naquele momento, a palheta de cores, a carinha do Panda, os desenhos e PSD’s. Só tenho o que agradecer pelo Pandinando ter essa carinha de hoje (porque quando migrei de volta para o blogger eu basicamente tentei copiar o layout que ele tinha criado lá).

                                                                                                              

2. O Projeto Escrita Criativa.

Que louco imaginar que o Projeto Escrita Criativa surgiu em um grupo de blogueiras. Uma ideia super espontânea que juntou a várias pessoas, muitas delas hoje em dia já não participam do Projeto, mas deixaram a sua marca por lá! 


Foi aquele post, naquele grupo da blogosfera, que juntou as três moderadoras (eu, a Ane e a Fer) e hoje em dia temos um Projeto tão legal que contribui com o crescimento de vários escritores nacionais. Começamos assim, juntando blogueiros que queriam ser escritores ou que tinham a escrita como hobbie, hoje muitos de nós já temos livros publicados, além de termos publicado a nossa própria antologia, expandimos do grupo para o blogger, do blogger para o Youtube, Instagram, Twitter, Telegram... É um orgulho enorme dizer que um projeto tão importante tenha surgido de algo tão simples quanto três blogueiras querendo ter um lugar para escrever em conjunto.

 

3. Conhecimento básico do básico do básico de HTML.

Quem disse que ser blogueira é só escolher um teminha já pronto no blogger e escrever posts? Que nada, kirido! A gente quer personalizar, quer deixar com a nossa cara, quer abrir o blog e falar “nossa, que layout lindo, perfeito, responsivo, prático, dá gosto de olhar! Posso comer de tão lindo? Guardar em um potinho?”. Para isso temos que nos virar nos 30 para aprender sobre HTML, códigos, plug-ins e várias outras ferramentas para que, tanto o leitor como a gente, possa disfrutar da melhor forma essa experiência que é ler os nossos posts, para que eles possam encontrar um lugar para deixar comentários, para que encontrem uma aba “sobre” para conhecer a gente, para que não existam links que levam a lugar nenhum, também um formulário para contato e várias outras coisas essenciais para que o blog não fique bugado, sem pé nem cabeça ou faltando informações.


Já perdi a conta de quantas horas passei tentando encontrar como arrumar uma falha porque faltava um </div> ou de como colocar uma imagem, até mesmo como desativar um carrossel de imagens que não queria, ou acrescentar plug-ins de compartilhamento. Ufa! E pensar que parecia fácil, não é mesmo?


Foi por esse motivo que decidi testar o Wix, que não tinha HTML e prometia um layout profissional, a verdade é que lá é muito mais fácil de personalizar 100%, porém, ainda existem muitas desvantagens naquela plataforma, por isso voltei para o blogger, minha casinha. O bom filho a casa torna, não é mesmo?

 

4. Gratidão.

Nunca vou esquecer dessa sensação de gratidão, de publicar algo e ver como isso pode repercutir na vida das pessoas. De como foi lindo publicar algo, por exemplo uma resenha, e o autor saber que eu existo! De que alguém te escreva um e-mail contando como gosta dos seus posts e que pede para você não parar. É uma sensação que te enche de orgulho, que te dá força para continuar, porque você sabe que pelo menos aquela pessoa vai estar ali para ler, que as suas palavras estão chegando para alguém.


Lembro que uma vez, uma senhora que morava na Colombia comentou no meu blog com tanto carinho sobre a resenha “Casa das Estrelas” que quase tive um ataque do coração, Pandinando international.


Acho que a coisa mais louca que aconteceu, nesses últimos tempos, foi encontrar um e-mail abandonado na caixa de entrada de um e-mail que eu tinha feito para o blog (e nunca usei) e responder. A vergonha que foi responder um e-mail de quase um ano, eu estava “mds, como eu deixei isso acontecer? Não pode ser! Tenho que responder, que coisa feia, Ayumi”. Mas o carinho foi enorme ao ver que ela respondeu e que não ficou brava por eu ter demorado um ano para falar com ela ♥ (agora checo todos os meus e-mails todos os dias).

 

5. Entrevistas e colabs.

Uma das coisas que nunca imaginei que aconteceria era ser entrevistada com menos de 18 anos, foram experiências incríveis aparecer em outros blogs e conhecer outras pessoas, além de trazer gente para o meu blog também. As colabs também eram divertidas, as correntes que criávamos, as TAGS que participávamos e os desafios que fazíamos. A verdade é que eu já me diverti muito nessa blogosfera. E aqui estou eu outra vez, nesse projeto lindo criado pelo Adriel Cristian da sexta do blog, uma blogagem coletiva onde toda sexta de Agosto temos que fazer um post relacionado com a blogosfera!

 

Vem conhecer a lista dos blogs participantes.

Adriel Christian – Não me Venha Com Desculpa 

Luly Lage - Sweet Luly 

Fernanda Rodrigues - Algumas observações 

Fernanda N – Confabulando 

Carol justo - Justo eu

Camila Tuan - Camila por Aí 

Ane Venâncio - Profano Feminino 

Aline Codonho - Inventando assunto 

Thami Sgalbieiro – Like Paradise 

Mariana Velloso – Tô Pronta!

 

E qual é a sua experiência na blogosfera? Conta para mim!


  • Share:

Posts Relacionados

16 comments

  1. aff!!!

    estou emocionando por aqui ao ler seu post!!! que nostalgia maravilhosa!!! <33333333333333

    gnt, as tags... AS TAGS!!! sdds de responder tags, selos... nossinhora!!! gnt, pelo amor de deus, volta pra blogosferaaaaaaaaa!

    miga, assim como vc, aprendi coisas de mais por aqui. o maior desafio, creio eu, é encontrar motivação ao ver tanta gnt desistindo de blogar. não vamo deixar isso morrer!!!

    bjs!
    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixa a blogosfera morreeeer, não deixa a blogosfera acabaaaaaaar! ashuahsuahuahsas
      Ai migo, nem me fale, adorava as tags e os desafios. Aliás, a gente podia pensar em algo assim! Ashuashauhsuahsa sinto a ascensão de um movimento blogueiros raiz surgindo

      Excluir
  2. ai que post lindooooo *-*
    o mundo dos blogueiros trás muitas coisas boas mesmo, aprendemos coisas que jamais pensamos em aprender, e fazemos tudo por amor mesmo

    sobre o html, a gente sofre mesmo, uma vez fui inventar moda no blog e ele ficou uns 3 meses fora do ar pq eu simplesmente estraguei tudo kkkkkkk mas consegui arrumar, isso é que importa

    vamos tornar o blog aquela plataforma gostosa e cheia de amizades de novo

    super beijo

    Carol Justo | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geeeeeeenteeeeee, 3 meses com o blog fora do ar? Essa HTML é um perigo!
      Concordo com você de tornar o blog um lugar gostoso e cheio de amizades!

      Excluir
  3. Até hoje fico impressionada com o tanto de coisa boa que "ter um blog" me trouxe. As amizades são, sem dúvida, o ponto alto ~ o que faz tudo realmente valer a pena. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ♥ É tão lindo poder ver a trajetória de cada um!

      Excluir
  4. É incrível como o simples fato de criar um blog pode trazer tantas coisas boas né!? Eu compartilho das 5 coisas que a blogosfera te proporcionou, talvez não entenda tanto assim de HTML como eu gostaria, mas tudo bem. Mas sem dúvidas um dos maiores presentes que tive nesses anos como blogueira foi conhecer o Projeto Escrita Criativa e fazer parte dele <3

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, todos os designs do Profano Feminino que eu vi até agora são maravilhosos, como assim nem tanto de HTML?! Ashaushauhsa Vc que fez o layout do Projeto também ♥ adoroooooooo
      Projeto no coração, sempre ♥♥

      Excluir
  5. É muito gratificante fazer parte da história do pandinando. Desde do momento que entrei vi uma pessoa apaixonada pela escrita e por compartilhar sua visão de mundo. Eu amei! 🤗❤️ Sou apaixonado pelo gif do rodapé! 🐼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pandinha do rodapé é o meu xodó, Pandinando pode ter 80 anos, mas o Pandinha sempre vai estar ali ♥

      Excluir
  6. Você definiu em uma frase exatamente tudo o que a blogosfera é: existe todo um outro mundo dentro de uma simples tela de computador. Eu adorei!!! Nossa, verdade. Meus pais morriam de medo que eu conhecesse algum maluco na internet, mas fui pelo caminho de blogs pensando que não iria arrumar uma amizade através de comentários, mas é super possível e eu adorei conhecer cada pessoa, principalmente as que conversam comigo até hoje. Acho que na época também cheguei a ganhar um layout, mas foi por um sorteio mesmo. Que legal esse projeto que vocês criaram! É ótimo pra novos autores que tem vontade de publicar livros, crônicas e textos mas sentem insegurança, esse projeto é um grande suporte. E nossa, isso do HTML é real! Na época eu não tinha dinheiro pra pagar alguém pra fazer meus layouts, então pegava os tutoriais aí pela internet (que nem tinha YouTube na época) e fui aprendendo. Daí lembro que ganhei um curso de web design na época e fui fazer o curso lá pela metade do preço, chegando lá entrei na turma avançada porque já tinha noção de HTML por conta do blog e eu adorei isso, haha! Mas eu sempre me estresso com HTML, principalmente por conta disso, uma tag mal fechada, hahaha! Aí dá erro no layout inteiro. Essa gratidão eu sinto até hoje e é muito bom! Poucas as vezes que alcanço o mesmo nas redes sociais. Eu também demorava a responder meus e-mails, porque é meio raro eu receber um e-mail que não seja spam daí olhava poucas vezes, mas também já tivesse trauma de responder 1 ano depois um e-mail, hahaha! Agora conectei ele no celular e fico vendo sempre quando chega e-mail novo. Nossa, simmm!!! Eu amava fazer entrevistas em outros blogs e/ou aparecer como indicada em outros blogs, me sentia mega especial. PS.: Adorei o pandinha aqui no final do layout!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pandinha é o meu xodózin' :3 Que louco isso de entrar na turma avançada por causa de blog! É cada coisa que a gente passa que só quem é da blogosfera entende! E pensar que antes nós tínhamos que nos virar em outros sites e blogs para aprender as coisas, em uma época distante que não existia Youtube, muito menos youtubers!

      Excluir
  7. Ayumi, que post lindo! Eu também sou muito grata por tudo o que a blogosfera tem me proporcionado nesses 17 anos escrevendo nas internete. Acho que compartilho disso tudo, menos entrevistas, porque nunca fui entrevistada. Já participei das blogagens coletivas do Projeto Escrita Criativa também, acho ele incrível, mas eu sou inconstante ai parei de escrever. Uma pena. Vou tentar voltar.

    A gente precisa manter esse grupo do sexta do blog e bolar umas tags de vez em quando... pra não desanimar, porque eu sou dessas rs.

    Adorei o post.
    Um beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim! Super a favor da ideia das tags ♥ Volta para o Projeto siiim, nós vamos te receber de braços abertos :3 Você pode participar da nossa próxima antologia, as inscrições estão abertas até setembro!

      Excluir
  8. Amo todas essas coisinhas! Ter blog é bom d+ ♥

    ResponderExcluir