Iogurte caseiro

26.11.21

 


Iogurte é um coringa dentro da cozinha, você pode comer puro, com frutas, usar em pratos de diferentes comidas, para fazer sobremesa... E você pode basicamente multiplicar o iogurte que você tem aí na sua casa usando dois ingredientes. Então vamos lá aprender a fazer iogurte caseiro.

 

Você vai precisar de:

♥ 1 litro de leite integral tipo A

♥ 1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g).

 

Modo de preparo:

 

1 – Antes de começar o processo, deixe o iogurte fora da geladeira para que fique em temperatura ambiente.


2 – Coloquei o leite em uma panela e leve ao fogo baixo.


3 – Mexa por aproximadamente quinze minutos e apague o fogo antes de ferver (é muito importante que o leite não ferva). Você pode apagar quando começar a ver umas bolhas pequenas formando nas beiradas, se tiver um termômetro culinário melhor, a temperatura do leite deve estar em 90ºC.


4 – Deixe o leite resfriar nessa mesma panela ou transfira para outro recipiente que tenha a capacidade de reter calor.


5 – Acrescente o iogurte quando o leite estiver na temperatura ideal de 45ºC. Se você não tiver termômetro, é muito fácil, você deve colocar o dedo indicador no leite e contar 10 segundos, se conseguir manter o dedo nessa temperatura durante esse tempo, significa que a temperatura está bem para poder acrescentar o iogurte.


OBS: Se o leite estiver frio ele não estimulará a atividade dos microrganismos que fazem parte do iogurte e se o leite estiver muito quente vai acabar destruindo esses microrganismos.


 6 – Misture até ficar homogêneo.


7 – Feche com filme e embrulhe em um pano de prato para manter o calor.


8 – Reserve de preferência dentro do forno apagado do fogão para manter o calor, também pode ser dentro do micro-ondas.


9 – Depois de no mínimo 8 horas (o processo pode demorar entre 8 a 12 horas dependendo da temperatura do ambiente), é só você colocar em potinhos separado e levar à geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir. Deve estar aproximadamente como na consistência da foto.



 

Agora é só servir da maneira que você quiser! Eu gosto de comer no café da manhã misturado com frutas ou se não com cereais.

 


E você, como gosta de comer o iogurte?

  • Share:

Posts Relacionados

1 comentários

  1. Quem diria que é tão simples fazer iogurte em casa!? Adorei a receita, já vou salvar pra testar depois.

    ResponderExcluir