DIY: caneca.

19.7.17


Hello Pandas! Hoje trago para vocês um DIY muito especial! Vamos aprender a fazer uma xícara/caneca personalizada para você dar de presente (para alguém ou para você mesmo). É divertido de fazer e fica uma fofura.

Você vai precisar de:

Uma caneca/xícara de porcelana (pode ser de qualquer cor, mas eu preferi a branca);
Canetinhas permanente;
Álcool e paninho;
Um tipo de vasilha para colocar no forno;
Água.

Como fazer: 

1- O primeiro passo é limpar a caneca com o paninho molhado no álcool para tirar qualquer tipo de sujeira ou gordura (isso significa que suas mãos deverão estar limpas!). 

2- Depois de seca, desenhe! Como a minha caneca era um presente, eu fiz todo um planejamento antes... Você tem que tomar cuidado ao desenhar, porque dependendo do lugar ela pode borrar ou sair.



(A caneca que eu peguei é bem grande, já que ela seria decorativa, na verdade é uma caneca para tomar sopa).

3- Depois que a caneca foi devidamente escrita/desenhada é hora de esperar a tinta secar, porque se não, na hora de colocar no forno ela vai escorrer dependendo do quanto você pintou o seu desenho e da caneta que você usou, eu deixei a caneca secando por um dia inteiro.

4- No dia seguinte, você vai pegar a vasilha, vai colocar só um pouquinho de água! (Aviso: tente não desenhar muito embaixo, porque se a água pegar em uma parte desenhada, a tinta vai sair), depois disso você deve deixar a caneca no fogo baixo por mais ou menos uns quarenta minutos (se assegure de que a caneca pode ir ao fogo para que não ocorra um acidente).

5- Deixe ela esfriar e depois a sua caneca decorativa estará pronta! A tinta sairá mais dificilmente, mas não é totalmente à prova de água (tudo depende muito da caneta, umas ficam mais que as outras), se você quiser, pode apagar tudo com álcool e fazer outros desenhos!

O que eu usei:

Canetinhas permanentes da Bic (Bic Marking, Permanent Marker), eu comprei dois pacotinhos com seis cada na Saraiva, cada  pacotinho está em torno de vinte reais.



Caneca de sopa da Camicado.


Avisos importantes:
Se você quiser uma caneca que você possa usar, o aconselhável é comprar canetinhas permanentes para porcelana ou tinta especial para porcelana, elas passam pelo mesmo processo de ficar no forno, porém você pode lavar, esfregar e passar álcool que elas não saem, ou seja, há 100% de chance dos seus desenhos durarem muito mais tempo.

As canetinhas permanentes da Bic (pelo menos no meu caso) saíram facilmente com água, por isso não aconselho usa-las para fazer uma caneca do dia-a-dia, elas são boas para se divertir fazendo desenhos em CANECAS DECORATIVAS (além de você poder decorar CD's, já que elas foram feitas para isso).

A caneca vai ao forno para fazer com que a tinta penetre na porcelana, como eu falei antes, se assegure de que ela possa ir ao fogo! Não queremos acidentes!

  • Share:

Posts Relacionados

2 comments

  1. Miga, quero ter as suas habilidades manuais! *-*
    Nunca que eu iria saber que é assim que se faz! :O

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que na época no post (há uns 3 anos atrás) eu fiz muuuitas pesquisas para encontrar o DIY perfeito <3 Me surpreendi com essas técnicas ninjas! hehehe

      Excluir